INFORMAÇÕES PARA O CELEBRANTE LEIGO


VEJA NESTE SITE OS CANTOS PARA SUA MISSA:


http://www.coralsjbatista.com.br/coral/menu_csjb.htm

ADQUIRA OS FOLHETOS DE LITURGIA DIÁRIA COM TODAS LEITURAS DO ANO, NA SECRETARIA DE SUA PARÓQUIA OU EM LIVRARIAS CATÓLICAS.




ATENÇÃO:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CELEBRAÇÃO ALTERNATIVA - OO4

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - MODELO 4

1. CANTO DE ENTRADA

2. SAUDAÇÃO

__Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

__Amém.

__A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

__Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL

No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Pausa)

__ Senhor, vós que nos atrais para nos alimentar com o Pão da Vida, tende piedade de nós!

__ Senhor, tende piedade de nós!

__ Cristo, que sois o Pão Vivo descido do céu para dar vida ao mundo, tende piedade de nós!

__ Cristo, tende piedade de nós!

__ Senhor, que ofereceis a vida eterna a quem crê e se alimenta do Pão Vivo que é vossa Carne, tende piedade de nós!

__ Senhor, tende piedade de nós!

__ Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

4. HINO DE LOUVOR

5. ORAÇÃO DA COLETA

OREMOS

Animador: A prática autentica da religião acontece em quem abre o coração para acolher o amor divino, quem se alimenta da bondade que vem de Deus. Apresentemos ao Altar do Senhor as nossas intenções.

CELEBRANTE: Deus do universo, fonte de todo o bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

ANTÍFONA

6. PRIMEIRA LEITURA

7. SALMO RESPONSORIAL

8. SEGUNDA LEITURA

09. EVANGELHO

10. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

__ O Senhor esteja convosco!

__ Ele está no meio de nós.

__ Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

__ Glória a vós, Senhor!

11. PROFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. / E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; / padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.

12. ORAÇÃO DA COMUNIDADE

CELEBRANTE: Com a disposição de quem acolhe a Palavra de Deus, em vista de praticar a religião pura e sem mancha, elevemos nossas preces ao Pai, intercedendo, hoje, de modo particular pelos nossos catequistas.

__Cultivai em nós vossa Palavra, Senhor!

1) Intercessor ou comentarista: Purificai o coração de vosso povo, Senhor, pela prática de vossos mandamentos, pois assim estaremos sempre próximos de vós, praticando e vivendo a religião pura e sem mancha.

2) Intercessor: Abri nossos corações, Senhor, para acolher vossa Palavra que purifica nossas vidas e nos torna fraternos e testemunhas de vosso amor, através da religião pura e sem mancha.

3) Intercessor:Ajudai-nos a ser praticantes da religião pura e sem mancha, Senhor, fazendo em tudo e a todo momento a vossa vontade, e vivendo de acordo com o Evangelho de vosso Filho Jesus.

4) Intercessor: Abençoai nossos catequistas com saúde e com alegria, Senhor, e fortalecei-os na dedicação de conduzir nas estradas de Jesus quem a eles for confiado.

5) Intercessor: Pedimos também pelos catequistas do mundo inteiro, para que os protegeis com vosso amor de Pai, especialmente aqueles que arriscam suas vidas para transmitir o Evangelho.

PELOS DOENTES

— Intercessor: Senhor, nós vos suplicamos pelos nossos irmãos (ãs) ................... e por todos aqueles que sofrem nos hospitais do Brasil e do mundo. Restitua-lhes a saúde e faça com que pelo sofrimento sejam purificados dos seus pecados para que possam estar sempre disponíveis à vontade do Senhor, sendo suas testemunhas fiéis.

(SE HOUVER 7º DIA)

— Intercessor: Rezemos, pelos familiares de nosso irmão(ã) ........... que celebram hoje o 7º dia de seu falecimento; mostrai, Senhor, a vossa misericórdia para que sejam consolados, na certeza da vida eterna.

CELEBRANTE: Acolhei nossos pedidos, ó Pai, e cultivai em nossos corações vossa Palavra, para que produza frutos de vida e nos torne praticantes sinceros da religião pura e sem mancha. Apresentamos nossos pedidos em nome de vosso Filho e nosso irmão, Jesus Cristo, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!

13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

14. ORAÇÃO

__Orai, irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo poderoso!

__Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a Santa Igreja.

(Sobre as Oferendas)

Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

15. NO LUGAR DA ORAÇÃO EUCARÍSTICA

__ O Senhor esteja convosco …

NA VERDADE, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é nosso Salvador e Redentor, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade, e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por Ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

ORAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO A CONSAGRAÇÃO

CEÇEBRANTE: Irmãos e irmãs. De joelho vamos rezar ao Pai em nome de Jesus, uma oração em substituição da consagração.

CEÇEBRANTE: Deus Pai todo poderoso. Nós louvamos, nós vos agradecemos por tudo que nos destes, principalmente pelo dom da fé. E vos suplicamos por todos aqueles que sofrem principalmente os que perderam a esperança em vós, e aqueles que não acreditam no vosso mistério de fé. Socorrei-os em suas necessidades materiais e espirituais.

CELEBRANTE: Deus Pai todo poderoso tende compaixão de nós, que caminhamos e tropeçamos nesta jornada rumo ao Céu. Afasta de nós tudo quilo que pode nos afastar do caminho, da verdade e da Vida Eterna. Por Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

CELEBRANTE: Agora em silêncio, cada um faça seus pedidos ao Pai...

CELEBRANTE: Deus Pai cheio de bondade e misericórdia infinita. Não olheis os nossos pecados mais sim a nossa fé, e atende os nossos pedidos em nome de Jesus vosso Filho. Amém.

CELEBRANTE: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos

tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

__ Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

E NÓS VOS SUPLICAMOS que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

__ Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

LEMBRAI-VOS, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa Bento, com o nosso Bispo ............ e todos os ministros do vosso povo.

__ Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

LEMBRAI-VOS também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

__ Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

ENFIM, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

__ Concedei-nos o convívio dos eleitos!

POR CRISTO, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém!

16. RITO DA COMUNHÃO

Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:

__ PAI NOSSO...

Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

__Vosso é o reino, o poder e a glória para

sempre!

Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

__A paz do Senhor esteja sempre convosco.

__O amor de Cristo nos uniu.

__No Espírito de Cristo ressuscitado, saudai-vos com um sinal de paz.

__ Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

__Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

__Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, daí-nos a paz.

__Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

__ Senhor, eu não sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

17. CANTO DA COMUNHÃO

(Após a comunhão,SILÊNCIO)

18. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

OREMOS: Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Avisos

ORAÇÃO VOCACIONAL

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém!

19. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

__ O Senhor esteja convosco!

__ Ele está no meio de nós.

__ Que o Deus de toda consolação disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos.

__Amém.

__ Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor.

__ Amém.

__ E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegar felizes à vida eterna.

__ Amém.

__Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

__Amém.

__ Ide em paz, o Senhor vos acompanhe.

__ Graças a Deus!

20. CANTO FINAL

======================================================================

12. ORAÇÃO DA COMUNIDADE O OUTRA VERSÃO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Padre: Com a disposição de quem acolhe a Palavra de Deus, em vista de praticar a religião pura e sem mancha, elevemos nossas preces ao Pai, intercedendo, hoje, de modo particular pelos nossos catequistas. __ Cultivai em nós vossa Palavra, Senhor!

1) Intercessor: Purificai o coração de vosso povo, Senhor, pela prática de vossos mandamentos, pois assim estaremos sempre próximos de vós, praticando e vivendo a religião pura e sem mancha.

2) Intercessor: Abri nossos corações, Senhor, para acolher vossa Palavra que purifica nossas vidas e nos torna fraternos e testemunhas de vosso amor, através da religião pura e sem mancha.

3) Intercessor:Ajudai-nos a ser praticantes da religião pura e sem mancha, Senhor, fazendo em tudo e a todo momento a vossa vontade, e vivendo de acordo com o Evangelho de vosso Filho Jesus.

4) Intercessor: Abençoai nossos catequistas com saúde e com alegria, Senhor, e fortalecei-os na dedicação de conduzir nas estradas de Jesus quem a eles for confiado.

5) Intercessor: Pedimos também pelos catequistas do mundo inteiro, para que os protegeis com vosso amor de Pai, especialmente aqueles que arriscam suas vidas para transmitir o Evangelho.

SE HOUVER ANIVERSARIANTES)

— Intercessor: Senhor, intercedemos vossa graça por nossos irmãos (ãs) ............................................................................................................................................ que celebram o Dom da vida para que possam estar sempre disponíveis à vontade do Senhor, sendo suas testemunhas fiéis.

(SE HOUVER 7º DIA)

— Intercessor: Rezemos, pelos familiares de nosso irmão(ã) ............................................................................................................................................ que celebram hoje o 7º dia de seu falecimento; mostrai, Senhor, a vossa misericórdia para que sejam consolados, na certeza da vida eterna.

Padre: Acolhei nossos pedidos, ó Pai, e cultivai em nossos corações vossa Palavra, para que produza frutos de vida e nos torne praticantes sinceros da religião pura e sem mancha. Apresentamos nossos pedidos em nome de vosso Filho e nosso irmão, Jesus Cristo, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!

Um comentário:

  1. excelente exemplos de elebração, facilitas a vida de muitos ministros

    ResponderExcluir