INFORMAÇÕES PARA O CELEBRANTE LEIGO


VEJA NESTE SITE OS CANTOS PARA SUA MISSA:


http://www.coralsjbatista.com.br/coral/menu_csjb.htm

ADQUIRA OS FOLHETOS DE LITURGIA DIÁRIA COM TODAS LEITURAS DO ANO, NA SECRETARIA DE SUA PARÓQUIA OU EM LIVRARIAS CATÓLICAS.




ATENÇÃO:

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA – MODELO 7



COMENTARISTA: Irmãos e irmãs, nossa celebração é portadora de uma ótima notícia: a todos que vivem cegos na vida, a quem não tem um caminho onde trilhar, Jesus se apresenta como luz e como caminho a ser seguido. O momento atual que vivemos exige de todo cristão um testemunho autêntico que seja capaz de agir eficazmente na transformação do mundo. A Santa Igreja propõe a fé como força fundamental de transformação e confia também aos jovens, partindo da transformação pessoal de cada um, a missão de trabalhar por um mundo mais justo e humano. Cantemos!

1. CANTO DE ENTRADA

2. SAUDAÇÃO

CELEBRANTE: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

COMENTARISTA E ASSEMBLÉIA: Amém.

CELEBRANTE: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco.

COMENTARISTA E AS. : Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL

COMENTARISTA: No início desta Celebração da palavra, vamos recorrer à infinita misericórdia de Jesus para que nos tornemos menos indignos de participar da Eucaristia. Em silêncio pedimos o seu perdão. ( pausa)

CELEBRANTE: Confesso a Deus todo poderoso e a vós irmãos e irmãs que pequei muitas vezes, por pensamentos, palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço aos anjos e santos e à Virgem Maria que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor.

CELEBRANTE: Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós.

COMENTARISTA E AS. : Senhor, tende piedade de nós!

CELEBRANTE: Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós.

COMENTARISTA E AS. : Cristo, tende piedade de nós!

CELEBRANTE: Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós!

COMENTARISTA E AS. :Senhor, tende piedade de nós!

CELEBRANTE: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

4. HINO DE LOUVOR

5. ORAÇÃO DA COLETA

COMENTARISTA: Além das intenções que apresentamos ao Altar do Senhor, intercedemos a graça de jamais perder a esperança e a alegria de viver na caridade fraterna.

CELEBRANTE: OREMOS: Deus Eterno e Todo-Poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

ANTÍFONA

6. PRIMEIRA LEITURA

7. SALMO RESPONSORIAL

8. SEGUNDA LEITURA

09. EVANGELHO

10. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

CELEBRANTE: O Senhor esteja convosco!

COMENTARISTA E AS. : Ele está no meio de nós.

CELEBRANTE: Evangelho de Jesus Cristo † segundo...

COMENTARISTA E AS. : Glória a vós, Senhor!

HOMILIA ( o celebrtante explica ou comenta as leituras – se precisar veja o Blog http://homiliadominical.blogspot.com/ )

11. PROFISSÃO DE FÉ

CELEBRANTE: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, / criador do céu e da terra. / E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; / padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.

12. ORAÇÃO DA COMUNIDADE

CELEBRANTE: Iluminados pela luz de Jesus Cristo, elevemos nossas preces ao Pai, e intercedamos a graça de caminhar nos caminhos do discipulado.

COMENTARISTA E AS. : Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

1) LEITOR : Senhor, derramai sobre os construtores da paz a vossa alegria divina e concedei-lhes a graça de colher os esforços na construção de um mundo mais irmão.

COMENTARISTA E AS. : Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

2) LEITOR: Neste Ano Sacerdotal, concedei aos sacerdotes da vossa Igreja a graça de serem imitadores na compaixão para com todos, a exemplo de Cristo sumo e eterno Sacerdote.

COMENTARISTA E AS. : Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

3) LEITOR: Senhor, ouvi o clamor de nossos irmãos e irmãs que vivem na cegueira do pecado e, com a vossa graça, abri seus olhos para seguir vosso Filho no caminho do Evangelho.

COMENTARISTA E AS. : Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

4) LEITOR: Rezemos pelos jovens brasileiros, de modo especial, pelos jovens de nossa comunidade e por todos os jovens que dedicam suas vidas em pastorais e movimentos da Igreja. Senhor, abençoai nossos jovens com a alegria de viver e concedei-lhes a graça de terem a vossa luz em seus olhos e a Palavra de vosso Filho em seus corações.

COMENTARISTA E AS. : Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

14. ORAÇÃO

CELEBRANTE: Orai, irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo poderoso!

COMENTARISTA E AS. :Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a Santa Igreja.

15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA

DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS

CELEBRANTE: O Senhor esteja convosco …

CELEBRANTE: NA VERDADE, é justo e necessário, é nosso dever e salvação, dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Pai misericordioso e Deus fiel. Vós nos destes vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor. Ele sempre se exemplo de Cristo, e seguindo o seu mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados. Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos e filhas. Por essa razão todos os Anjos e Santos, nós vos louvamos e bendizemos, e proclamamos o hino de vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo...

COMENTARISTA : ORAÇÃO NO LUGAR DA CONSAGRAÇÃO

CELEBRANTE: Deus Pai bondoso e poderoso. Neste momento, embora não podemos celebrar a consagração do pão e do vinho, nós vos suplicamos que desça sobre cada um de nós o vosso Espírito de verdade e luz e nos transforme para melhor. Fazendo-nos cristãos de verdade, autênticos e evangelizadores pela palavra e pelo exemplo de nossas vidas.

Irmãos: De joelhos, façamos em silêncio os nossos pedidos.

(MOMENTO DE SILÊNCIO 2 MINUTOS)

CELEBRANTE: Nós vos suplicamos ó Pai de misericórdia que atenda os nossos pedidos em nome de Jesus que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

COMENTARISTA E AS. : Atendei, ó Pai o nosso clamor.

CELEBRANTE: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que tenha piedade de nós que estamos aqui na vossa presença e atendei os nossos clamores, e livrai-nos de tudo o que possa nos afastar de vós. Abençoe os nossos jovens para que não sigam o caminho errado na vida. Piedade dos nossos irmãos marginalizados, os excluídos, os pobres, os doentes, aceite os seus sofrimentos em perdão de seus pecados. Em fim nós vos suplicamos pelas vocações sacerdotais, e pelos sacerdotes do mundo inteiro, para que sejam santos, e felizes por vos servir. Tudo isso nós vos pedimos por Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

COMENTARISTA E AS. : Senhor. Atendei a nossa prece.

CELEBRANTE: Celebrando, pois, ó Pai Santo, a memória de Cristo, vosso Filho, nosso Salvador, que pela paixão e morte de cruz fizestes entrar na glória da ressurreição e colocastes à vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor até que ele venha, e vos oferecemos o pão da vida e o cálice da bênção.

COMENTARISTA E AS. : Que venha a nós a glória da ressurreição.

CELEBRANTE: Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifício pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos.

COMENTARISTA E AS. : Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

CELEBRANTE: Senhor Deus, conduzi a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com o nosso Papa Bento, o nosso Bispo Moacir, com todos os Bispos, presbíteros e diáconos e todo o povo que conquistastes.

COMENTARISTA E AS. :Confirmai o vosso povo na unidade!

CELEBRANTE: Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo, e seguindo o seu mandamento, e nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda humanidade se abra à esperança de um mundo novo.

COMENTARISTA E AS. : Ajudai-nos a criar um mundo novo!

CELEBRANTE: Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs (N. e N.), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreição, a plenitude da vida.

COMENTARISTA E AS. : Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

CELEBRANTE: Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegarmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunhão com a bem-aventurada Virgem Maria, com os Apóstolos e Mártires, e todos os Santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho.

COMENTARISTA E AS. : Concedei-nos ó Pai a morada eterna.

CELEBRANTE: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós,

Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória,

agora e para sempre. Amém!

16. RITO DA COMUNHÃO

CELEBRANTE: Antes de participar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vinculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:

PAI NOSSO...

CELEBRANTE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

COMENTARISTA E AS. : Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

COMENTARISTA E AS. : O amor de Cristo nos uniu.

(Omite-se o Ato da Paz)

COMENTARISTA E AS. : Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, daí-nos a paz.

CELEBRANTE: Eu sou o Pão vivo que desceu do céu: se alguém come deste Pão, viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

COMENTARISTA E AS. : Senhor, eu não sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

17. CANTO DA COMUNHÃO

(Após a comunhão, SILÊNCIO)

18. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

CELEBRANTE: OREMOS: Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Avisos

19. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

CELEBRANTE: O Senhor esteja convosco...

CELEBRANTE: Abençoe nos : + O Pai O Filho e O Espírito Santo. Vamos em paz e o Senhor no acompanhe.

=====================================================================

12. ORAÇÃO DA COMUNIDADE (OUTRA VERSÃO OPCIONAL)

CELEBRANTE: Iluminados pela luz de Jesus Cristo, elevemos nossas preces ao Pai, e intercedamos a graça de caminhar nos caminhos do discipulado. Iluminai vosso povo com vossa luz, Senhor!

1) LEITOR: Senhor, derramai sobre os construtores da paz a vossa alegria divina e concedei-lhes a graça de colher os esforços na construção de um mundo mais irmão.

2) LEITOR: Neste Ano Sacerdotal, concedei aos sacerdotes da vossa Igreja a graça de serem imitadores na compaixão para com todos, a exemplo de Cristo sumo e eterno Sacerdote.

3) LEITOR: Senhor, ouvi o clamor de nossos irmãos e irmãs que vivem na cegueira do pecado e, com a vossa graça, abri seus olhos para seguir vosso Filho no caminho do Evangelho.

4) LEITOR: Rezemos pelos jovens brasileiros, de modo especial, pelos jovens de nossa comunidade e por todos os jovens que dedicam suas vidas em pastorais e movimentos da Igreja. Senhor, abençoai nossos jovens com a alegria de viver e concedei-lhes a graça de terem a vossa luz em seus olhos e a Palavra de vosso Filho em seus corações.

CELEBRANTE: Deus, que sois a fonte da luz, derramai sobre nós e, de modo especial sobre quem vive nas trevas do erro e do pecado, a vossa luz para que possamos todos juntos caminhar e seguir vosso Filho como discípulos e discípulas do Evangelho. Ele que é Deus e convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!

5 comentários:

  1. Desejo postar um comentário, pois tive algumas dúvidas. 1o. Eu aprendi que quando é uma celebração da Palavra nao se reza o cordeiro, pois na verdade nao aconteceu naquele momento o verdadeiro sacrifício, mas quero saber do sr. se é ou nao litúrgico.; 2o. É litúrgico rezar aquelas orações que na verdade é parte da oração eucarística? - de fato nao sei se é litúrgico porém é a minha pergunta. Peço-vos que mande a resposta no meu e-mail - t.gambarato@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Túlio,

      Em uma Celebração presidida por Ministros Extraordinários da Eucaristias, Ministros da Palavra ou Acólitos não pode se rezar a Doxologia do Cordeiro de Deus, e as partes anteriores da Oração Eucarística, pois não houve sacrifício. Após as ofertas, canta-se DAR-SE Introdução aos ritos da comunhão a partir do Pai Nosso com a exposição do Cristo na Hóstia já Consagrada, e daí segue-se a Celebração normalmente... Porém na Bênção Final, ocorre a despedida e não propriamente uma Bênção, pois SOMENTE O MINISTRO ORDENADO( Padres, Diáconos, Bispos) proferem a mesma.... (alrcluis@live.com)

      Excluir
  2. Túlio tens razão quanto ao cordeio de Deus. Existe disposição da CNBB tratando disso. (Vide Doc. 43, número 326). Quando as intercessões, não é necessário, quando da partilha da palavra, orar aquelas preistas nas liturgias eucaristicas presentes no missal romano. Todavia, exite documentos, que trazem intercessõs próprias para o modelo em estudo.

    ResponderExcluir
  3. Oração sobre as oferendas como se fosse missa e oração eucarística excetuando-se a parte da consagração... Esse roteiro definitivamente, não está correto.

    ResponderExcluir
  4. Leia o documento 52 da CNBB. Nele você encontra toda orientação para celebração da palavra de Deus e alguns roteiros.
    Definitivamente esta proposta é uma mini missa. Celebração da palavra de Deus não é mini missa.

    ResponderExcluir